terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

GOVERNO DO PT FAZ ESTADO POLICIAL: UMA OUSADIA DO TUMA JR?


"Não digam que não avisei". (Tuma Jr no Roda Vida)
Como dito na página inicial, esse blog faz clara opção pela divulgação de artigos e denúncias que caracterizem o abuso de poder, de autoridade e de má-fé praticados por gestores públicos de todos os poderes. Nesse sentido, é absolutamente necessário abrir espaço para o lançamento do livro de Romeu Tuma Junior, ex-Secretário Nacional de Justiça do Governo Lula: Assassinato de Reputações – um crime de Estado”, publicado pela editora Topbooks.
Confesso, ainda não li o livro. Mas, independente disso, seu conteúdo deve ser conhecido, pois trata-se de uma atitude ousada, que vai muito além do próprio Partido dos Trabalhadores e seus governos, que denuncia a construção de um Estado Policial dentro da roupagem de Estado Democrático de Direito. Para que isso seja possível, esclareço, é necessária a “colaboração” individual de atores dos aparatos policiais e judiciais, aí incluso a Polícia Federal, as polícias estaduais e mesmo o Ministério Público em sua versão “promotiras” como diz o próprio Tuma Jr em entrevista.

Nesse sentido, muito além de São Paulo, do Ministério da Justiça e da Polícia Federal, a denúncia, a que o título induz, é da implantação de mecanismos “transparentes” de uso das instituições públicas para perseguir “alvos-adversários”, com a nítida intenção de desqualificar a crítica possível, como foram diversas “auditorias” da Secretaria de Transparência do Distrito Federal sob a direção do “auditira” Carlos Higino, alçado à Controladoria Geral da União pela qualidade dos serviços prestados no Distrito Federal. Serviço que denunciou com suposições, acusou com auditorias montadas para a mídia e usou o Ministério Público com biombo para seus abusos.

A gravidade da denúncia de um estado policial, raiz de todas as aberrações históricas que caracterizam o Nazismo, o Facismo, o Stalinismo e outros, surpreende até os mais avisados, como demonstra a pergunta feita pelo famoso jornalista Fernando Gallo* do jornal O Estado de São Paulo no Programa Roda Vida do dia 03 de fevereiro de 2014 ao autor do livro: “o senhor acusa o governo do PT promover uma fábrica de dossiês contra adversários, mas só fala em quatro dossiês. Isso pode caracterizar uma “fábrica”?” A resposta de Tuma foi muito além do jornalismo que se baseia em quantitativos: Esses são os que chegaram ao meu conhecimento. Mas um só já é muito.

Leia AQUI a entrevista concedida por Romeu Tuma Jr e publicada por Fábio Pereira Ribeiro no site da revista exame.  

*Veja AQUI: 46m58s da entrevista completa publicada no site http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/romeu-tuma-junior-vai-para-o-centro-do-roda-viva